Páginas

terça-feira, junho 07, 2005

Cap. IV - A Fanfa

Pode ler o Cap. I em
  • A Caixa


  • Pode ler o Cap. II em
  • A Espiral


  • Pode ler o Cap. III em
  • A Morta


  • “- Mas como? “ Perguntou Pedro ainda atordoado, enquanto o canito iniciava mais uma ronda pelas almofadas dos maples que a Tia Francisca ofereceu quando o jovem decidiu largar Tondela.
    “- Mas isso agora não interessa nada.“ Replicou a roliça enquanto desabotoava os primeiros botões da camisa.
    “- Deixe-me ir buscar algo para a acalmar”
    Lá Pedro abre um pacote de cajus com sal e vai buscar o melhor wisky de uma conceituada destilaria sacavenense, para acalmar os ânimos.
    “- Não tens pevides?” pergunta a joveme foi então que a causadora dos últimos sonhos húmidos do petiz ficou a saber que o meio-raçado com os penduricalhos ao pescoço já tinha abordado Pedro para a entrega da Caixa. Gingão esse que nos tempos livres vendia relógios e telemóveis no Martim Moniz.

    A jovem, Perpétua de seu nome, confirma então a morte de Quimberto, jovem profissional da construção civil e magnata da indústria tijoleira da Bobadela, que era seu par nos bailaricos dos Alunos de Apolo, na madrugada anterior. Pedro conta o que ouvira na rádio de manhã sobre o sucedido e Perpétua, menciona o possível envolvimento do jovem que lhes aviou as bifanas na roulote da estrada nacional horas pois Quimberto comeu as duas tendo em conta a dieta de seiva, que se compra nas lojinhas dietéticas, que a ex-miss fotogenia Abrantes 96 estava a fazer.

    Faísca por seu lado saciava a sua sede na sanita, como de costume, após o amor canino.

    Pedro, por fim mais calmo depois de ceifar 3 copos não parava de apreciar o mais recente lançamento da secção de roupa interior de senhora da Macmoda.
    A jovem fingia-se despercebida mas não deixava de espicaçar ainda mais o seu vizinho e foi ao som de “Mãe Negra” de Paulo de Carvalho que os dois se aproximaram e trocaram o primeiro beijo. A respiração afogante de Perpétua não enganava, ela queria festa! Pedro aproveitou para tirar algumas fotos da jovem desnuda para aumentar a sua colecção e partilhar o troféu na Internet.

    Terminada a ramboia, Pedro pergunta sobre o conteúdo da Caixa quando toca o telefone de Perpétua…


    Pode ler aqui o Cap. V

    68 comentários:

    LúciaGrande disse...

    Isto está cada vez melhor!...e eu sem tempo para ler a Agatha Christie!...mas, pelo andar da carruagem, mais vale q leia o Seinfeld!!! lol

    Tá mt, mt bom! lol

    Blackmarrow disse...

    Eh! Man!... já avacalhaste esta merda toda...

    NachtEldar disse...

    Machadix, a fórmula humorística do suburb-tuga só fica bem ao energúmeno nortenho das anedotas, que edita dvd's e k7's e aos da laia dele.
    Além de introduzires discrepâncias na narrativa, anulaste por completo a aura úmbrea e misteriosa que até agora emanava de todos od capítulos.
    Podias ter avacalhado menos.
    Detestei.
    Cumprimentos

    NSC disse...

    Sim, podias ter avacalhado menos e ter dado uma oportunidade aos que vinham a seguir.
    Não percebeste bem o objectivo da coisa.
    Também, se calhar era pedir de mais...

    Blackmarrow disse...

    Sabem lá... o trabalho que eu tive a compor a coisa. Mas prontos, vão lá ver se gostam.

    Machadix disse...

    penso que tinha ficado ao critério de cada bloger levar a história a seu jeito, meus caros se a vossa intensão era mais, digamos negra, sombria, mistiriosa, sem termos possibilidade de desviar ou mudar um pouco o "ar" tinham imposto regras. Talvez tenha sido pedir de mais a um energumio não é.

    Blackmarrow disse...

    Eu cá, na minha modesta opinião, creio que cada um tem um estilo muito próprio e que deve deixar impresso na sua escrita. No teu caso Machadix é o humor. Todavia, creio que não nos podemos encerrar totalmente no nosso mundo e maneira de ver as coisas, já que temos que deixar portas para os blogers seguintes. Assim, e mais uma vez sublinho que é a minha modesta opinião, acho Machadiz que poderias ter abordado o texto com algumas das tuas tiradas humorísticas, mas sem cair no exagero e destruir a essência do texto. Que foi o que aconteceu. Não nos vamos chatear por causa disto. Creio que nem todos interpretamos o jogo da mesma maneira.

    E quando o Vampiro diz »se calhar era pedir muito», creio que ele se refere ao facto de todos termos tido, ou não, o cuidado de manter a linha inicial. Não há pretensões de ofensa. O Nacht refere-se ao tolo do Fernando qualquer coisa, do Porto!
    Não vamos fazer disto um cavalo de batalha.
    Para mim foi um desafio continuar a história a partir da tua versão.

    roque disse...

    chiça... dou-lhes uma certa razão mas tou farto da rir... rag rag rag

    roque disse...

    saiste um pouco fora do estilo da narrativa... : D

    Machadix disse...

    ora ía está a mescla de géneros literários. Não concordo que tenha fechado qualquer tipo de porta pois apenas retratei a noite e não alterei a base da história, está tudo em aberto!
    kem sabe se um dia editarei um DVD ou K7...

    Blackmarrow disse...

    Desculpa lá mas alteraste por completo o estilo do texto! Quando o Eça e o Ramalho Ortigão escreveram a meias O Mistério da Estrada de Sintra , mal te apercebes onde é que um acabou e começou o outro! E o texto foi escrito assim no jornal: uma semana um, uma semana outro!

    Machadix disse...

    dass, parem lá de bater no ceguinho!
    Não sou Eça nem Ramalho nem Camões, sou um Pelintra...

    Blackmarrow disse...

    Parafraseando o Comufo: RAG!

    A. disse...

    Bem, digamos que saiu um bocadinho da linha original, mas o Blackmarrow tomou conta do assunto muito bem e ficamos assim com um episódio mais humorístico.

    NSC disse...

    Devo esclarecer algumas das minhas palavras.
    Quando eu digo que se calhar era pedir de mais era a referir-me a dar oportunidade aos outros.
    Nota que os três primeiros capítulos da história se articulam de forma coerente. O que tu fazes é, em grande medida, ignorar os que escreveram antes e colocar limites e dificuldades aos que vêm a seguir.

    Não quero dizer que não pudesses deixar uma marca pessoal, fenómeno que, mesmo de forma inconsciente, está indelevelmente (no mínimo) presente nas palavras que se escrevem, nem que seja num registo estético e formal. Mas o que se passou foi a transformação de textos de alguma forma impessoais num devaneio. Houve, a bem dizer, uma apropriação de algo que deveria ser comum.

    Se calhar não devias ter tomado café esta manhã. ;)

    P.S.: Se não há um esforço de distanciamento isto pode estar dramaticamente em risco. Imagina só se a MissM começa a pôr os personagens a falar assim:
    «- Não quero!
    - Porquê?!
    - Eu já não sei quem sou...»

    Era uma coisa terrível!

    Machadix disse...

    e não seria engraçado?
    ok, não explicam! e depois cascam!

    Machadix disse...

    já tá a burra nas couves! epá vou fazer uma pausasita para beber um suminho de laranja natural, alguém alinha?

    NSC disse...

    Era engraçado, era.

    Quanto ao Mr.P, um abraço e uma recomendação. Não sei se o nome do seu blog é o melhor. Não sei bem por que motivo mas não consigo associá-lo a «Pensamento». A não ser que o objectivo seja o paradoxo. Nesse caso, parabéns, dificilmente se poderia fazer melhor.

    Machadix disse...

    e o suminho?
    já tenho as laranjas abertas...

    Blackmarrow disse...

    O conde Nacht é um bimbo de trazer por casa?! Coitadinho!

    «Já temos um Camões, um Camilo, um Hérman e um Jaimão.»

    Na sua opinião ficamo-nos então por aqui, não?

    O Machadix tem um estilo único, mas por exemplo ri muito mais ao ler posts como

    A leve sensação do turco ;
    Curtas - As Palavras que nunca te direi II;
    Publicidade;´
    do que a fanfa, isto porque estavs à espera de uma continuação lógica do texto. Por falar nisso: o Sr. P. leu os outros capítulos? Pareceu-lhe haver coerência com este IV? Se na sua opinião há, digo-lhe que o seu pensamento anda muito desarticulado.

    «Ps.: A Censura acabou no 25/4, palhacito. Respeita como te respeitam!!» Mas quem é que está a censurar? Que eu saiba somos livres de exprimir opiniões. Ou quererá censurar-nos?

    Ele há gente que para as dizer nem as pensa (pensa!... eh!eh! compreendeu?)

    Machadix - Concordo contigo quanto ao facto de se terem esclarecido certas coisas desde o início da corrente. Mas também esta é a primeira leva, o pessoal não está habituado. Quanto ao sumo de laranja, acho amigo que já vais tarde no convite. Por falar nisso, onde é que anda o Roque?

    Blackmarrow disse...

    Tomáramos nós que todos os pseudo-intelectuais fossem como o Nacht. Eu por mim ficava descansado.

    Anónimo disse...

    Nacht????
    Tem nome de Artolas!!!
    Este gajo tem queda para isto , só nao tem é onde cair...
    Quem te dera a ti o que te falta ó MARIQUINHAS( So falta ir dizer aos amiguinhos que nao te dao a bola pra jogar...) !!!! Sim MARICAS , que para Homosexual tens que ter o 12ºAno
    (INTELECTUAL)????
    ANARQUIA TOTAL
    Mestruação ou Revolução?? Nao interessa , é preciso é que corra Sangue...

    NachtEldar disse...

    Machadix:
    Quando critiquei o teu capíulo, não estava a empreender um ataque pessoal. Não gostei e disse-o. Apenas. O Vampire XII e o Blackmarrow já esclareceram suficientemente a questão, e resta-me agradecer-lhes por isso e pelo apoio prestado na sequência das ofensas de alguém...

    Mr.P.:
    Chamares-me Otário, bimbo e palhacito, referires-te à censura e em seguida falares de respeito é, no mínimo, hilariante. Responder-te-ei noutro tipo de linguagem no teu blog.

    Cumprimentos a todos

    Machadix disse...

    já tá a descambar... será que vai ser preciso cortar com os comentários?
    Já parece que estamos todos no trânsito e tal, há um que manda um bitake e já anda tudo a mandar postas de pescada para o ar. Vamos continuar a acompanhar a história ok?

    Blackmarrow disse...

    Vou fazer o papel de Harpia:

    Homossexual em vez de homosexual: entre duas vogais é necessário dobrar a sibilante;

    Menstruação ao invés de Mestruação: a origem vem do vocábulo latino «mentruus» que quer dizer «de cada mês, mensal».

    Não precisa de agradecer. De vez em quando presto serviço comunitário.

    1 disse...

    Pa(nacht)ca???
    ísto é Grego ou Latim???
    Eu como Verdadeiro Tuga , com os pelos por fora da T-Shirt de Alças e com o belo do fio de latao amarelo , costumo chamarlhes Panascas...

    1 disse...

    Ó Marron , vai levar no BUJON
    ou será bujão?
    Depois ve la como te faz doer menos!!!!

    Blackmarrow disse...

    Nota-se pela forma elegante como escreve.

    Blackmarrow disse...

    Clap, clap!
    explico: onomatopeia - sou eu a bater palmas pelas suas retaliações!

    Machadix, traz lá então o tal sumo de laranja!

    1 disse...

    Marron???
    Nascas???
    Parece o carrocel da amizade , onde as crianças nao pagam , mas tambem nao andam...
    Vao dar sangue...
    mas deem-no todo....

    1 disse...

    Mr P????
    Este gajo nao trabalha???
    Deves ter tadoa fazer os trabalhos de casa , algum ditado...
    VAI TRABALHAR Ò MALANDRO

    Blackmarrow disse...

    Que comparação fabulosa essa do carrocel da amizade. Meu Deus! como pudeste fazer criaturas tão sapientes.

    Anónimo disse...

    Oh Palhaço, eu respeito toda a gente, não quer dizer que é tenha de te aturar. Queres responder no meu blog??Tenta pensamentoobscuro.blogspot.com. Apesar de não ter a tua rodagem, serás lá muito bem recebido tal como se de um amigo te tratasses. e tira a pala dos olhos, desce ao mundo dos comuns mortais. Porque isto de palavras caras como as que tu colocas, bonitas na aparência, mas vazia de conteúdo, não me interessam, apesar de saber colocá-las tão bem ou melhor que tu. Prefiro 1000 vezes a prosa simples directa e terra-a-terra de pessoas como o Machadix a ler textos pseudo intelectuais como os teus! Estou-te a chamar burro? Não, porque um burro não usa palas. E se quiseres falar comigo pessoalmente, para do alto da tua douta e sensata sabedoria mostrares o caminho correcto a um simples mortal como eu, estás à vontade. Porque ao contrário de ti tenho sempre tempo e cérebro para aprender algo de novo todos os dias. Não te dou mais atenção, pois ela deverá ser repartida por todos os artistas (que o são) ao terem uma idéia fantástica como esta. Para ti, nachtdelar, não me amoles a mona. Não tens que te sentir ofendido quando tu próprio não respeitas.
    Viva a liberdade. Cheio de regras já está o Inferno cheio. Abraços e beijinhos. A dor de corno já se estendeu à cornadura.

    Blackmarrow disse...

    Sr. P. permita-me a intrusão mais uma vez:

    não me parece sensato comparar o incomparável. O blog do mui prezado Machadix, nada tem que ver com o de Nachteldar. São na sua essência bastante diferentes, o que pressuporá naturalmente abordagens e linguagens muito distintas.

    Obrigado.

    1 disse...

    Pro Intelectual que para aqui anda , intitulado de NACHT ó que merda é esta...UMA LIÇÂO!!!

    GRITA O IGNORANTE = EU SEI TUDO

    MURMURA O SABIO = PARECE-ME

    Eu nao sou Poeta , apenas Vomito , defecto , cago palavras , tudo numa diarreia Emocional , relativo á tua personagem , que sublinho teres um CEREBRO tao mesquinho , que nem da para um Vagabundo barrar uma Bolacha...
    Finge que vais cagar e vai-te embora...

    NSC disse...

    «defecto»; «relativo á»; «CEREBRO tao»; «nem da».

    Pequenino...

    1 disse...

    no entanto , Finge que vais cagar e vai-te embora...

    NSC disse...

    Ui, que a bicha tá braba!

    1 disse...

    fazer uma Alteração ao comentario anteriormente colocado , em que referi que o intelectual se intitula como NACHT , ta errado , sendo sim o BLACKMARRON E ESTE MOSQUITO xiixii.

    Um abraço ao "Nacht" , e os votos de um bom dia a dar sangue(todo ate á ultima pinga) po vampirinho(a) e pro blackmarron

    NSC disse...

    Quem tirou o açaime ao caniche?
    E que raio de gente chama o cão de hamokes?

    Machadix disse...

    mas ninguem trabalha?
    tá tudo na net a dar bufas?
    vou abrir a janela para apanhar ar...
    Sugiro que façam o mesmo.

    Blackmarrow disse...

    Ah! bom, é para mim...
    Então, com sua licença:

    «Pro Intelectual que para aqui anda , intitulado de NACHT ó que merda é esta...UMA LIÇÂO!!!»

    Sim, uma lição e aproveite porque geralmente faço-me cobrar pelos meus honorários.

    «GRITA O IGNORANTE = EU SEI TUDO

    MURMURA O SABIO = PARECE-ME»

    permita-me que complete:

    O idiota exclama: «Eu nao sou Poeta , apenas Vomito , defecto , cago palavras , tudo numa diarreia Emocional»

    todavia saiba que não é defecto, mas sim «defeco», presente do indicativo do verbo defecar, 1ª pessoa do singular.

    «relativo á tua personagem , que sublinho teres um CEREBRO tao mesquinho , que nem da para um Vagabundo barrar uma Bolacha...»
    Não vou continuar com as correcções ortográficas porque enfim... creio que chega de humilhação. Poderia comentar o seu cérebro, mas a minha especialidade nunca foi a não-matéria.

    «Finge que vais cagar e vai-te embora...»
    Ora aí está uma frase verdadeiramente elegante, que dirá muito sobre a sua educação.

    O pobre não precisa de ser bruto.

    Blackmarrow disse...

    Ó Machadix já leste o meu mail?

    Machadix disse...

    epá não, devo ser aqui o único que está a trabalhar...
    vou já

    roque disse...

    ó Machadix, realmente estes comentários em popup não são grande coisa... eheheh... acho que era o que faltava reclamar... ahahaha... como é que aguentas... cheguei à 5 minutos atrás e já tou farto de rir com o pardieiro que se instalou aqui... por falar nisso... que é feito de "a hárpia"??? tinha um trabalhinho em grande hoje... eheheh... ainda há sumo??? vou CONTINUAR a trabalhar...

    BlackM tavas picadinho hein... Dentuças idem... Nacht nem por isso... Hamokes levado a um extremo... isso da agressão verbal tem muito que se lhe diga... ainda tou pa saber qual é o nick do gajo do Pensamento... o anonimo teve em grande... muitas vezes digo tanta merda seguida e esqueço-me de por no modo anónimo... pedro_V_max... curto o nome... fazes lembrar a versão GT Turbo de qualque coisa mas pelo menos numa coisa tens toda a razão... "Cheio de regras já está o Inferno cheio."

    roque disse...

    vá... qnts são qnts são???

    roque disse...

    Vampire=Querida??? eheheh
    vou bazar antes que me caia o popup dos comments...

    Machadix disse...

    desculpa lá ò roque, mas deves ter o Win todo apanhadinho. epá talvez mude o tipo...

    NSC disse...

    «Obrigado pela recomendação» (Mr.P.)

    Conjugaste mal. Deverias dizer «obrigada», assim, no feminino.

    NSC disse...

    É pá, o sumo está mau. Laranja espanhola...

    Machadix disse...

    era a mai'baratinha, queres o quê? MARISCO!

    roque disse...

    Sapateira!!!

    Machadix disse...

    assim com o molhinho...

    Machadix disse...

    Mr P, basta estar atento a cada capitulo que no fim tem sempre o link para o próximo artista.
    Eu sempre soube que nas horas vagas andavas a entregar pizzas!

    Machadix disse...

    desculpem lá mas tinha de bater nos 60!

    Yakunna disse...

    Confesso que não li os comments todos, mas tenho a dizer que a volta que o marrowzito deu tá genial, e que se não fosse este light-motife do machadix esta narrativa corria o perigo de se tornar demasiado obscura e demasiado normal!
    lol

    ps: já podem ler a continuação pelo menos ate ao meu!

    NSC disse...

    O que a minha querida queria dizer é leit-motiv...

    Na boa, Mr. V.

    roque disse...

    "Sid" é que não!!! grrrr... Já me tá a chegar a mostarda ao nariz...

    roque disse...

    pois... Dentuças... acho que te enganaste... "na boa Mr.V"???

    e Mr.P... não percebo nada de motos mas creio que vou assentar o meu juizo nas palavras do Machadix...

    NSC disse...

    Eu queria dizer na boa Mr.P. mas arrependi-me.

    1 disse...

    Nao batas mais no MR P , que este gajo foi despedido das Pizzas , e ta nos CTT , a por cuspo nos selos , que os gajos tao em redução de custos...
    Onde é que já ouvi isto ???

    NSC disse...

    Eu queria era ler o capítulo VII.

    roque disse...

    daqui a um ano talvez...

    Anónimo disse...

    taum e...mais capitulos não?
    ai a fanfa...looooool

    Machadix disse...

    não há nada como uma boa polémica para arribar o povão

    roque disse...

    meu caro Mr.P, o meu futuro passa por abrir um Franchise nas Ilhas Caimão... o meu negócio é números mesmo... deixo os trabalhos pesados para vocês ó Suprasumos da Escrita...

    1 disse...

    A ideia do Sr Roque nao é má, de qualquer forma , se quiseres negociar alguma coisa , podes encontrar-me por la na 2ª Quinzena de Janeiro...

    Machadix disse...

    meus, até como adjunto do vice sub-secretário do auxiliar do porteiro alinho.