Páginas

terça-feira, março 22, 2005

Auto Estrada

Estou na fase de recarregar baterias, a muito custo lá consegui a bênção da entidade patronal para me ausentar durante uns dias. Aproveitei o passado fim-de-semana para conhecer o norte e nos próximos dias rumarei para sul, a bela volta a Portugal no meu “machadixmobile” com uma breve paragem pelo aqui pelo ninho…

Cumprindo os limites de velocidade fiz-me à estrada com um amigo. O rádio começou por ter um daqueles amok’s bem parvos e não lia cd’s, epá, 3 horas de viagem sem poder ouvir o som de Lx Urbano já me estava a assustar e tive de me contentar com a rádio ABC e “esta balada que te dou” do saudoso Armando Gama e Manuela Bravo com o “sobe sobe, balão sobe”.

Tunga, lá mamei com os camiões na A1 e as obras a seguir a Aveiras mas também não tinha pressa.

Muitas famelgas já iam de férias na altura por isso foi engraçado apanhar os bonecos do costume:
UNO apinhado com pai, mãe e 2 rebentos ladeados pelo canito e a gaiola do piriquito sem faltar os sacos plásticos amontoados na chapeleira pois o espaço que sobrava era pouco por causa dos bonecos do Vitinho ressequidos do sol.
AX GTporco do Zé do Boné sentado a 45˚ com ponteira do Feira Nova, cd no retrovisor e para-sol do piu-piu.
Depois de Torres lá encontrei o meu favorito, o Ti Manel das Couves no Mercedes 190D comprado em 3ª mão na Alemanha depois de amealhar uns trocos como emigra.

Claro que a esta hora já há textos do tipo, “passei por uns putos num comercial de óculos escuros, o condutor ia a tirar burriés do nariz e a colar no banco e deviam ter os vidros abertos por estarem a dar puns lá dentro”. Sim, porque eu também fui ultrapassado…

Vamos ver o que vou apanhar na viagem para baixo…

terça-feira, março 15, 2005

Hotel Praia Aljezur

Este fim-de-semana reencontrei velhos amigos, aquele tipo de amigos dos quais podemos estar afastados vários meses mas com os quais não perdes as cumplicidade e tens sempre tema de conversa.

Um dos vários temas abordados foi sem dúvida as férias, ohhh que saudosismo e fui convidado a ir passar uns belos dias a Aljezur durante o próximo Verão. Se é prá ramboia eu alinho! “Epá e tal aquilo é muita fixe vai bué povo, passamos os dias na praia depois vamos pró tasco mamar mines, comemos qualquer coisa e vamos à noite pra borga!” Baril, com o belo do tremoço e dos minuins a acompanhar temos o Tuga feliz…
Inocentemente perguntei se era casa de um amigo ou para algum parque de campismo, o tanas! Descobri que uns quantos manos passam férias na praia de Aljezur, literalmente na praia. Ou seja, a malta dorme aninhada nos sacos cama, passa o dia na praia, lava-se à gato e vai curtir à noite. Posso parecer menino de coro mas só nos festivais de verão é que já tinha alinhado numa coboiada destas…

Estou mesmo a ver as próximas campanhas de marketing daqueles mitras que ligam para nossa casa a tentar vender os aspiradores-robots-de-cozinha-radio-tv-enciclopédia e como aliciante ganhamos uma fantabulástico fim-de-semana em Aljezur!!!
Ou então viagens de finalistas pela Abreu: “Autopullman de luxo com sistema áudio e vídeo, uma fantástica semana no Hotel Praia Aljezur com ar-condicionado, vista panorâmica, dunas par aduas pessoas com moita privativa para fazer necessidades. O pequeno-almoço é servido entre as 7 e as 9h no café mini-mercado do Ti Chico da rua principal e mirones incluídos para as meninas!”

Uma coisa é certa, não tens que te preocupar com a flatulência do teu colega…

Alinham?

segunda-feira, março 07, 2005

Centro de Saúde

Nada melhor que um belo dia de folga passado no centro de saúde da Tapada das Mercês (ou que budega de nome era aquele). O mais recente exemplar da linhagem Machado (meu sobrinho) tem uma gatroentrite e como o papá babado está num emprego novo (boa sorte BigBrother) não podia faltar, lá teve que o belo do Machadix levantar o rabo do ninho bem cedo a palmear a sempre bela IC19 para ir buscar o catraio a casa para levá-lo à consulta. Para agravar, tive de levar a carroça do papá cheio de bonecos e penduricalhos ressequidos do sol porque o meu machadixmobile só tem 2 lugares, mas pela “minha riqueza mai’linda” lá fui sem protestar.

Habituado ao belo sistema de saúde em Odivelas em que mesmo nas Urgências, registamos a entrada, podemos ir jantar a casa e dar um pulinho no café com os amigos antes de irmos de novo para sala de espera assistir às 2 novelas da SIC antes de sermos atendidos, o facto do petiz ter sido atendido pelo Sôtor antes de completar a 2ª hora de espera fiquei deveras surpreendido!

Pouco depois lá vem a minha cunhada mais o galã e indicou-me que teria de esperar pelo atestado e pela receita e eu pensei logo: ok carimbozito aqui e ali, baril, chegando a casa ainda me posso aninhar uma beca na cama antes do almoço! (folga é folga!)
O Tanas!!! Mais de 2horas à espera e niente... Maauuu, lá fui ter com a funcionária sexagenária questionando-a sobre a razão da demora, a Miss Simpatia Treixedo 1957 replicou que primeiro, o Sôtor atendia e depois no fim passava as credenciais! Meus amigos, eu sou paciente mas um bezerrinho de 7 meses com fome não espera e lá o puto fez uma daquelas sinfonias de choro infernais até que a queridinha enrugada levantou a prótese da cadeira e “abriu a excepção” de ir buscar o papel (mas qual papel? O papel!)

Já estou como o Dias da Cunha e culpo o “Sistema”!

sexta-feira, março 04, 2005

O Amor

A vida é feita de experiências e cabe-nos sugar o tutano de cada uma (isto não soa lá muito bem pois não?)
Deixo-vos mais um pensamento:

O Amor é como o Peido, se forças muito borras-te todo!

(quem nunca deu 1 que atire a primeira pedra!)

É verdade! Mesmo que limpes com um dodot já não é a mesma coisa pois estarás sempre receoso … “ e se vem de novo molho?” Claro que podemos ir sempre dando uns de pantufas mas a dúvida persiste.

Não, não estou a ficar meloso, mas nem só de patacoadas vive o nosso pensamento.

Show me the light!

quarta-feira, março 02, 2005

Karaoke

Bem tentamos fugir, mas já nem na tasca do Xico estamos a salvo desta praga!

Importado do país do sol nascente, fez furor entre as aspirantes nipónicas que recreavam com os seus vestidinhos colegiais as danças mais ousadas de Madonna, enquanto a nata dos programadores e engenheiros de olhos em bico tentavam imitar o jogo de ancas do “másculo” George Michael com a mais britânica pronúncia!
Hoje em dia, todo o barzito, boate, restaurante e banca de venda de peixe tem a sua noitada “chuva de estrelas”!

Com euforia cantante nasceu uma nova espécie de sanguessugas em paraíso fiscal que são os Animadores de Karaoke… Alguns ainda vão trabalhando por conta própria, mas a maioria já é subcontratado pela mais recente estirpe de chulos de cabelinho com brilhantina, calcinha de teriléne e óculos escuros, que os põe a render num sistema de rotatividade por entre os bares como que se de kengas reles se tratassem.
Do outro lado temos os pantomineiros que aguardam impacientes mais uma chance de soltar a franga. Desde os quatro universitários à seis anos para concluir o 1º ano de faculdade a berrar “a mulher gorda para mim não me convém”, à Soraia Cristina com aquele tique manhoso e irritante do abre e fecha da mão em que o microfone parece que cai mas não cai, com mais um “my heart will go on” de Celine Dion, sem esquecer a brilhante actuação do quarentão de fato de treino (sim, aquele descrito previamente em Um Belo Domingo) em mais um “Garçon, nesta mesa di bar” que por entre mais uma mine mostra que tem mais atributos do que cuspir cascas de tremoço encostado ao balcão encestando um belo triplo no caixote de lixo encostado à arca de gelados OLÁ.
E é só depois de ouvir a imitação de Maria Guinou, precedida de Carlos do Carmo, interpretada pelo animador é que a plateia amaina e em uníssono pedem “só mais uma” para acabar a noite com o inevitável Netinho e a sua “ ohh Mila” e regressa por fim para as suas tocas contando os dias para mais uma noite de folia…